PAPO DE BOTEQUIM por Mário Rubial

6
2496

Meados dos anos 80.

Recebo um telefonema do meu amigo João Noro, Diretor Editorial do Círculo do Livro.

– Vou almoçar com o Jaguar. Quer juntar-se a nós?

Topei e ainda incluí o Heitor Paixão, que trabalhava comigo na Editora Globo.

O Noro lembrou-me que deveríamos escolher um local com jeitão bem carioca, pois o Jaguar, além de consagrado cartunista, era especialista em botequins e achava que São Paulo ficava devendo nesse quesito.

Concordamos em levá-lo ao Fuentes, um restaurante com alma de boteco, de inspiração hispano-caipira e que funcionava na Rua do Seminário, 149. E que está lá até hoje.

Quando entramos, os olhos do Jaguar brilharam:

– Como que eu não conheço um lugar destes em Sampa?

E rindo muito falamos:

– É só procurar as pessoas certas.

O almoço foi uma delícia no qual devoramos em grandes quantidades, o espetacular arroz caipira,  que é marca registrada do restaurante.

Na saída, Jaguar ainda provocou:

– Ótimo almoço, mas São Paulo não tem um chopp tão bom como os do Rio.

Pronto! Estava lançado o desafio.

– Ah é? Respondeu o Heitor. Até quando você fica em São Paulo?

– Só viajo amanhã.

– Pois então, no final da tarde, te pegamos no hotel.

E assim foi feito.

Destino: Bar do Léo, na Rua Aurora, 100.

Lá chegamos pontualmente às 6 da tarde pois, como todo boteco profissional, tem suas próprias regras: Fecha às 8 da noite!

Claro que o Jaguar amou. E acabou virando freqüentador assíduo do local, além de um grande divulgador.

No seu famoso livro “Confesso que Bebi”, ele  comenta que virou fã do simpático boteco.

E detalhe: nem reclamou do enorme “colarinho” que é marca registrada do Léo.

Na próxima semana, conto mais um historinha do velho Fuentes.

 

Fuentes

Rua do Seminário, 149, telefone 3228-1680, Centro.

Vá de paella, bacalhau, puchero  ou o maravilhoso arroz caipira.

Frase de boteco

“A abstinência é uma boa coisa, desde que praticada com moderação.” (Anônimo)

 

Mário Rubial é Jornalista e escritor

6 COMENTÁRIOS

  1. Graaaaaaaaande Mário Rubial ! Saudades de você amigo, daqueles goles de cervejas que, semanais, nos é peculiar não é ? heheheh Parabéns pela crônica degustativa, nesta Paulicéia desvairada ! kkkkkkkkkkkUm grande abraço Mário eu espero que, logo logo, estarei aí ok? Aguarde-me !

  2. Olá amigão Mário Rubial ! O rei das crônicas degustativas nesta Paulicéia desvairada não é? Achei muito legal, essa sua mensagem aí, a qual já comentara, comigo, certa vez ! hehehehe Muito 10 mesmo. Um verdadeiro rato de restaurantes, como sempre diz ( desculpe a brincadeira mas pelo naipe, que você tem, fui obrigado a isso rsrsrs ) ! E não é para menos. O cara, meu é uma fera ! Você deveria dar uma palha, neste estilo, para o programa também, do Amauri Jr. ! O que tu achas heim ? hhehehehe Ou então, um livro turístico, fundamentado na gastronomia e veja Mário, não somente a classe ” A ” mas que nos orientasse também, em estabelecimentos muito bons a preços mais adequados à sociedade brasileira, como um todo. Eu digo isto uma vez que, tem a chance de identificar e aborda aspectos das características, desses estabelecimentos, sob todos os aspectos, tais quais: Aparência; receptividade dos garços e diretoria; disposições e qualidade nos atendimentos; ambientes adequados à quantidade de clientes; cardápios variados e, sobretudo locais de fácil acesso e comodidade estacionamentos. Deve haver mais, a respeito ! Maaaaaaaaaas kkkkkkkkkkkk fico por aqui Mário. Um grande abraço. Ok ? Byy

  3. Caro Marinho…adorei o seu comentário
    Nossa Sampa,tem lugares maravilhosos,com muitas istórias
    Devemos divulga-las,como voce tem feito
    Não vamos nos comparar com o Rio,imbativel no quesito boteco
    Mas no quesito restauranteur…nós somos Campeoes
    Continua,amigão…suas cronicas são imbativeis..aliás como sua companhia tambem é
    Abracos do Tim

  4. Grande Marinho ! Acompanhar estas suas historias tem sido muito bacana,ainda mais esta deste lugar maravilhoso que tive a oportunidade de sentar varias vezes junto com meu Pai e seus amigos,e ai outra geração que são meus dois filhos praticamente cresceram frequentando o vilas,que por sinal minha filha Gabriela e torcedora do Corinthians pela influencia
    do Renato um dos proprietários.
    Forte abraço.

  5. Meu grande irmão Marinho , Parabéns pela sua notícia ao homenagear o grande jornalista Jaguar que é e sempre foi um esteio no jornalismo nacional. , convidando o para um almoço em um restaurante dos melhores em São Paulo , o qual não é muito difundido e conhecido pelos próprios paulistanos , assim como o Bar do Léo famoso pelo maravilhoso shopp. Parabéns Marinho continue a escrever sempre para nos deliciar com seus comentários sobre tudo de bom que é e continua sendo em sua vida. Um grande e fraternal abraço e um beijao para VC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

20 + quatro =