SescTV lança a série Galáxias, da cineasta Isa Grinspum Ferraz, e reúne visões diferentes sobre o Brasil contemporâneo

0
1783

O SescTV lança em 26 de agosto, quarta, às 21h, a primeira de uma sequência de seis séries sobre a sociedade brasileira contemporânea, que o canal estreia neste semestre. Galáxias – Olhares sobre o Brasil, da diretora Isa Grinspum Ferraz (série O Povo Brasileiro e documentário Marighella), trará à televisão 12 episódios, com 26 minutos cada, com 15 convidados debatendo temas como cidades, meio ambiente, mídia e educação.

A série é uma produção do SescTV em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB), que disponibilizou seu acervo para pesquisas e imagens de obras de arte. O canal está disponível em todo território nacional pela Oi TV (canal 138) e mais 24 operadoras, além de estar na internet, em: sesctv.org.br/aovivo 24 horas.

Os episódios de Galáxias serão exibidos sempre às quartas-feiras, às 21h, com pensadores, acadêmicos, cientistas, escritores e artistas – como o antropólogo e ensaísta Antonio Risério, o filósofo e ensaísta Francisco Bosco, o músico José Miguel Wisnik e o rapper Emicida – reunidos em torno de um assunto. O primeiro que irá ao ar é Cidades. Na estreia, a discussão será sobre temas como o conceito de cidades, migração do ambiente rural para o urbano, e especulação imobiliária.

“A montagem desses diferentes pontos de vista, articulados a obras de arte e música original, cria uma teia instigante de significados em expansão, estimulando novos sentidos e o surgimento de conexões e questões. É uma espécie de ‘galáxia’ – uma reflexão levando a outra, como numa espiral”, relata Isa Grispum Ferraz, explicando o título da série, que utiliza recursos visuais para formar um mosaico, com fotos do coletivo de jornalismo alternativo Mídia Ninja, cuja sigla significa: Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, e vídeos de Cao Guimarães. A trilha sonora é do DJ Dolores.

A diretora do IEB, Sandra Margarida Nitrini, afirma que Galáxias é um exercício de registrar e problematizar de maneira bastante qualificada, tanto do ponto de vista acadêmico quanto da linguagem visual e artística, o pensamento atual sobre o Brasil.

Sobre Isa Grinspum Ferraz 

A socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz começou sua carreira em 1980, na fundação Roberto Marinho. Atuou com Darcy Ribeiro, na década de 1990, escrevendo e dirigindo o programa Escola pela TV, na Rede Manchete. Concebeu e dirigiu a série O Povo Brasileiro, baseada na obra de Darcy Ribeiro, exibida no canal GNT e na TV Cultura, e as séries Intérpretes do Brasil e O Valor do Amanhã, para o programa Fantástico, da TV Globo. Seu primeiro longa-metragem, o documentário Marighella, conta a história de seu tio, o guerrilheiro Carlos Marighella.

 Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. Em sua programação diária, o SescTV apresenta shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 

Para sintonizar o SescTV:

Canal 138, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo

Siga o SescTV no Twitter: http://twitter.com/sesctv

E no Facebook: https: facebook.com/sesctv
Sinopse do primeiro episódio – Cidades – O programa investiga o conceito de cidades, migração do ambiente rural para o urbano, questões arquitetônicas e urbanísticas, Planeta Favela, especulação imobiliária, segregação e desigualdades sociais.

Entrevistados: Antonio Risério (antropólogo e ensaísta), Eduardo Viveiros de Castro (antropólogo), Emicida (rapper), Jaime Amorim (dirigente MST), Ailton Krenak (líder indígena), Paulo Mendes da Rocha (arquiteto e urbanista), Moacir dos Anjos (curador e crítico de arte), José Miguel Wisnik (músico, compositor e ensaísta), Daniel Melim (artista plástico), Mário Magalhães (jornalista), Kleber Mendonça Filho (cineasta), Jessé Souza (sociólogo).

Serviço:

Série: Galáxias

Episódio: Cidades

Estreia: 26/8, quarta, às 21h

Reapresentações: 27/8, quinta, às 14h30; 28/8, sexta, às 17h; 29/9, sábado, às 20h; 30/8, domingo, às 14h e às 22h30; e 31/8, domingo, às 9h.

Classificação indicativa: 10 anos

Direção: Isa Grinspum Ferraz

Produção: Texto e Imagem

Duração: 26 minutos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

treze + 19 =