Botecos de cinema

1
1761

Tudo bem que papo de bar é sempre uma coisa meio sem sentido, mas daí a querer ir a bares que só existem na ficção é um pouco demais. Tentar organizar uma discussão para programar um dia ideal visitando esses bares e restaurantes, então, pode beirar a insanidade.

 

O fato é que a mesa era grande e que falar de cinema era meio inevitável, já que contávamos com o João – cujos pais são diretores, com o Thomás – que virou ator e anda aparecendo nas telas por aí, e com o Cris – que é editor do Sétima Cena, um dos blogs mais malucos por cinema da cidade. E sendo assim, logo após começo preguiçoso – as anedotas, o futebol, as lembranças… – e logo após a quarta ou quinta rodada de cerveja, o assunto virou justamente esse: escolher os bares e restaurantes dos filmes para ir durante um dia inteiro.

 

O começo já não foi fácil. Para o café-da-manhã, alguns queriam apenas algumas bebidas quentes preparadas pela Branda, no Bagdad Café1, outros queriam ir com Marty McFly ao 80’s Café2, e ainda outros já não abriam mão, mesmo pela manhã, dos tomates verdes fritos feitos por Idgie e Ruth no Whistle Stop Café3.

 

O grupo já ameaçava se dividir desde então, mas ninguém quis perder o almoço preparado por Kate Armstrong no 22 Bleecker Street4, mesmo que para isso tivessem que dispensar a companhia de Ferris, Cameron e Sloane no Chez Quis5 e a de Russ Duritz no Skyway Diner6.

 

Para a sobremesa, ninguém se importava em ir até Lansquenet-sous-Tannes, no interior da França, só para provar os quitutes de Vianne Rocher na Chocolaterie Maya7, embora os mais gordinhos preferissem passar a tarde inteira na fábrica de Willy Wonka8.

 

O happy hour causou confusão por questões de estilo. Alguns acham que esse é um momento meio melancólico, para pensar na vida, sendo atendidos pela irmã feia na The Poison Apple9. Outros são mais clássicos e preferem bares mais refinados onde podem apreciar relíquias, como Sam tocando “As Time Goes By” ao piano no Rick’s Cafe Americain10.

 

E há os que preferem algo mais animado, como ir ao Três Vassouras11 tomar uma cerveja amanteigada ou um hidromel, na companhia de Harry, Rony e Hermione.

 

Para o jantar, muitos queriam provar o Lámen feito por Abby no restaurante de Maezumi, no Japão, embora ninguém lembre do nome da casa12. Por outro lado, ninguém quis se arriscar a jantar com Albert Spica no Le Hollandais13. Lembraram-se então do Gusteau’s14 e, consequentemente, escolheram o La Ratatouille14, em Paris, comandado por Linguini e Colette sob a batuta do mini-chef Remy.

 

Quando o assunto chegou na noitada a confusão já estava feita. A mesa cheia de garrafas vazias parecia inspirar a turma, que já se sentia plenamente dentro dos filmes. Se dividiram então, mais uma vez, pois era hora de diversão e mais alguns drinks.

 

Os primeiros queriam começar a noite provando os coquetéis malabaristicamente preparados por Brian Flanagan no Cocktails and Dreams15. O segundo grupo preferia que suas bebidas fossem servidas por Violet Sanford no Coyote Ugly16. Um terceiro grupo decidiu dançar com Vincent Veja e Mia Wallace, e partiu para o Jack Rabbit Slim17.

 

Quando você pensa que acabou, todos lembram da saideira, afinal, um dia como esses não pode terminar sem uma saideira. É aqui que a confusão passa dos limites. Metade da mesa já está cansada e leva o fim de noite a sério. Mesmo assim, parte dela decide tomar a última cerveja com Homer na Moe’s Tavern18, enquanto outra parte, mais radical, opta pelo último whisky ao lado de Henry Chinaski no Golden Horn19.

 

Para a outra metade da mesa, a noite está só começando. O plano de alguns é encontrar Alex e seus amigos no Korova Milk Bar20 para, quem sabe, uma noite ainda mais louca pela frente. Para os demais, loucura parece não ter limite, e programam-se para alguns golpes com Jack e Tyler no porão da Lou’s Tavern21.

 

Quando o garçom insistia em trazer a conta, alguém se lembrou de ir encontrar Luke, Han e Chewbacca na Chalmuns’s Cantina22, o que poderia rolar em qualquer hora do dia ou da noite, mas que todos consideravam fundamental.

 

E como não sobrou espaço na agenda, uma nova programação já está prevista para o próximo encontro. Talvez aí dê para encaixar os bares das novelas, dos livros, dos desenhos…

 

 

 

Filmes: 1- Bagdad Café 2- De Volta Para o Futuro 3- Tomates Verdes Fritos 4- Sem Reservas 5- Curtindo a Vida Adoidado 6- Duas Vidas 7- Chocolate 8- A Fantástica Fábrica de Chocolate 9- Shrek 10- Casablanca 11- Harry Potter 12- O Sabor de uma Paixão 13- O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante 14- Ratatouille 15- Cocktail 16- Show Bar 17- Pulp Fiction 18- Os Simpsons 19- Barfly 20- Laranja Mecânica 21- Clube da Luta 22- Star Wars

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

1 × 2 =