A BURRICE EM TRÊS ATOS por Kiko Campos

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1º ATO

Os autos falantes do sistema metroviário de São Paulo, estatal ou terceirizado, como a Via Amarela, não se cansam de espernear para a plebe ignara:

– Evite acidentes. Não corra nas escadas.

– Não segure as portas do trem, pois isso atrasa todo o sistema.

Há outros, mas não faz parte do roteiro dessa tragicomédia.

Nota do Autor:
Como usuário, ouso afirmar que a eficácia desses avisos é zero.

Quem tem educação, exerce cidadania, conhece minimamente as regras de convivência em sociedade não é atingido pelos avisos, pois não adota naturalmente esses maus comportamentos.

Os fariseus, idiotas, egoístas, desprovidos de educação básica, boçais também não são alcançados, pois sequer ouvem o que está sendo dito. Vivem a correr sem saber por que, estão sempre atrasados sem ter para onde ir, só enxergam o próprio umbigo. Reconheço que cabe ao metrô tentar, e é o que faz, até para ver se causa certo constrangimento aos infelizes.

2º ATO

A mídia eletrônica da Via Amarela, com enormes displays em algumas estações, Pinheiros é uma delas, está a divulgar um comercial de uma água mineral, engarrafada e distribuída pela Coca-Cola.

O comercial começa com um garotão chegando a escadas de acesso ao metrô. A mecânica está lotada e a fixa vazia. Ele então toma um gole da água que está divulgando e sobe, desembestado e numa correria louca, a escada fixa. No caminho ele vê, na escada mecânica, a segunda personagem do comercial: uma morena linda, que se destaca no meio de um monte de anônimos feios.

Inicia-se a perseguição do mocinho à mocinha.

Chegam à plataforma e ela está tentando entrar em um trem lotadíssimo. Nosso herói olha para o lado e vê um trecho de plataforma vazio, pois deve ter havido algum vazamento de água e o piso está todo molhado, sinalizado com a placa de piso escorregadio. O guapo rapaz inicia então nova correria, desliza, isso mesmo desliza, pelo piso molhado e chega a uma porta do trem, onde não há ninguém, e que já está fechando. O varão então impede o fechamento da porta do trem, a princesa se aproxima e o belo casal entra em um vagão vazio. Daí o garotão bebe mais um gole de água para hidratar-se, após tanta correria e atitudes indevidas

Nota do Autor:

Prestaram bem atenção na descrição do comercial. O cara faz tudo que o metrô esgoela para que não seja feito e o comercial é veiculado dentro das estações do metrô. Como querem que seus avisos tenham alguma eficácia junto aos boçais?

3º ATO

Toda a área comercial da Via Amarela é demitida.

Fecham-se as cortinas. Aplaudam se quiserem.

Boa continuidade de semana para todas e todos.

 

KIKO CAMPOS

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