RESPEITO É BOM, MAS NEM TODOS SABEM O QUE É ISSO. por Kiko Campos

1
1568

O conhecido personagem Justo Veríssimo, criação do fabuloso humorista que foi Chico Anísio, tinha como jargão “odeio pobre”´. Tal personagem, criado na década de 80, com o país ainda sob o regime militar, retratava um politico nordestino amoral, corrupto, sem nenhum pudor e que só procurava os pobres em época de eleições, atrás dos fundamentais votos, e quando eleito, no exercício do mandato, soltava os famosos “danem-se os pobres” e “quero mais é que o pobre se exploda”. Segundo Chico a criatura foi inspirada em uma conversa com o músico Alceu Valença, que mencionou conhecer um político pernambucano que tinha “horror de pobre”. 
A realidade tupiniquim demonstra que não se tratava de estereótipo, mas da cruel verdade brasileira e, mais uma vez, a arte imita a vida e não ao contrário como muitos pregam. Passados mais de 30 anos da criação do personagem, nada mudou. Este país continua elegendo políticos, para o Executivo e Legislativo, amorais, sem pudor, mentirosos, corruptos, incompetentes, sem nenhum compromisso com seus eleitores, enfim que querem mais é que o pobre (e o povo em geral) se exploda. Os 18 primeiros anos do Século XXI estão a escancarar isso de forma insofismável. 
Na minha ótica isso ocorre, fundamentalmente, porque o pobre não sabe o que é respeito nem a si, muito menos ao próximo. Vejo todo dia isso nos vagões do metro. Não há respeito, dignidade, espírito vencedor. Em minhas andanças pelos USA, e aqui não vai nenhuma idolatria, mas pura constatação, percebi que uma das maiores ofensas, e consequentemente falta de respeito, que se pode fazer para um americano e chamá-lo de “loser” (fracassado, perdedor). Claro que uma sociedade competitiva, como a americana, tem seus problemas, mas suponho muito melhor do que aonde grande parte não tem preocupação em ser “loser”, e que, muitas vezes, ser “winner” (vencedor) é visto como pecado. 
Quem não tem respeito nem a si, nem ao próximo, e não se importa em ser “loser”, segundo Justo Veríssimo (só ele???), tem mais é que se explodir. 

1 COMENTÁRIO

  1. Temer o estuprador e vilipendiador mor da Legislação, o cara é alma trevosa, com seu séquito de quadrilheiros hediondos da caneta. é Amoral, até quando meu Deus? 07 de outubro, o Cidadão trabalhador eleitor, vota com dignidade, não reelegendo, para salvar o Brasil, para ser decente e justo; (Temer foi penduricalho do PT, associado a Lula e Dilma).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

cinco × quatro =