MUSEU DA IMIGRAÇÃO PROPÕE REFLEXÃO SOBRE CRIANÇAS REFUGIADAS COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Registros são da fotógrafa documental brasileira Karine Garcêz; exposição começa em 12 de outubro

0
1799

A partir do dia 12 de outubro, estarão expostas no Museu da Imigração, em São Paulo, 28 imagens registradas entre 2014 e 2015 no Líbano, Turquia e Síria, pela fotógrafa documental cearense Karine Garcêz.

Não por coincidência, a data escolhida para o início da mostra corresponde ao dia em que se comemora o Dia da Crianças: a proposta do Museu ao inserir a exposição “Infância Refugiada – Palestinos na Turquia, Líbano e Síria” na programação das comemorações de 12 de outubro é a de proporcionar a reflexão e discussão sobre a realidade de milhares de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de refúgio e que, em razão dessa condição, temendo perseguições e outros atos que atentem contra sua dignidade e direito de viver, são impedidas de regressarem a seus países de origem.

Karine Garcêz trabalhou em campos de refugiados no Oriente Médio, período no qual teve a oportunidade de conviver e registrar a vida de famílias palestinas, com o foco direcionado aos pequenos e aos adolescentes, mais carentes de cuidados e de suporte para seus tão incertos horizontes.

Para o Museu da Imigração, a força da imagem deve ser vista e pensada “como fonte de estímulo e memória histórica” para reflexão e propagação desse assunto tão delicado e relevante, como é a questão dos refugiados.

Para a fotógrafa e ativista, “Fotografar é escrever com a luz. Que esse olhar sobre as crianças, expressões de amor, lance luz sobre a questão dos refugiados e a leve aonde merece ser discutida: no peito de cada um de nós.”

A exposição fica no Museu da Imigração, em São Paulo, até 16 de dezembro de 2018.

 

Exposição Temporária “Infância Refugiada”:

Inauguração em 12 de outubro (sexta-feira), às 11h00 no espaço “Hospedaria em Movimento”, com entrada gratuita.

 

Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Moóca – São Paulo – SP

Horário de funcionamento:  de terça a sábado das 9h00 às 17h00; domingos entre 10h00 e 17h00.

Ingressos: Aos sábados, visitação gratuita; demais dias R$ 10 – Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Outras informações: www.museudaimigracao.org.br

 

Foto: Karine Garcêz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

2 × 3 =