O ESQUECIDO ANIVERSARIANTE DO MÊS por Kiko Campos

1
1797

Todo final de ano, no mês de dezembro, é a mesma coisa: festas, festas e mais festas.

Festas com colegas de trabalho, festas com velhos amigos, festas com novos amigos, festas de amigos que não se veem há muito tempo, festas de amigos que se veem todos os dias, festas de famílias onde todos moram juntos, festas de famílias onde nem todos moram juntos, festas de famílias onde todos moram separados, festas com o pessoal do futebol, festas com o pessoal da natação, festas com o pessoal da academia, festas com o pessoal do clube, festa com os peões da obra, festas com os funcionários da fábrica, festa com o pessoal do boteco (onde é festa toda dia), festa de X anos de formado na universidade, festas de X anos de formado do científico, festas de X anos de formado do ginásio, festa com o pessoal da primeira comunhão, festa de aniversário dos aniversariantes de dezembro, festa do pessoal da capoeira, festa do pessoal que vai para o carnaval na Bahia, festa do pessoal que vai para o carnaval em Olinda, festa do amigo secreto da família, festa do amigo secreto do escritório, festa do amigo secreto dos amigos, festa da creche das crianças órfãs, festa das crianças excepcionais, festa dos idosos carentes, festa dos idosos doentes, festa dos presidiários, festa das presidiárias, festa para ajudar as obras da igreja, festa da barraca de praia, festa da escola de samba, festa dos pets, festa das professoras do maternal, festa dos moradores do prédio, festa dos moradores de rua, isso sem contar a festa da ceia de Natal, festa do almoço de Natal, festa do réveillon e a festa do almoço do primeiro dia do novo ano – ah! mas aí já é janeiro – então tá. Haja festa!!!! Adoro festas, mas há uma sobrecarga muito grande e tudo o que é demais sobra.

Sobram festas e faltam dias no mês de dezembro. Pensando nisso é que já há empresas e grupos que deixam as festas de dezembro para janeiro. Nessa linha, não seria muito mais interessante criar um calendário de festas ao longo do ano? Das festas que são comemoradas em dezembro, a grande maioria delas poderia ser comemorada em quaisquer outros meses do ano com a mesma alegria, participação, efusividade e oportunidade. Ter-se-ia um ano inteiro com festas em abundância, onde bolso e corpo, notadamente o fígado, seriam usados com a parcimônia que a saúde física e o equilíbrio financeiro requerem.

E o mês de dezembro, assim como já foi um dia, seria inteiramente dedicado apenas à comemoração do aniversário de nascimento daquele que, segundo a fé cristã, mudou diversos paradigmas, trouxe novas esperanças e que empresta o verdadeiro significado à palavra Natal, mas que no meio de toda essa montoeira de festas acaba sendo esquecido.

Como de praxe, Feliz Natal e um Ano Novo de realizações e oportunidades, apesar da crise crescente, para todos meus amigos e amigas reais e virtuais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

17 − dois =