PREPARE O SEU CORAÇÃO PRAS COISAS QUE EU VOU CONTAR… por Mário Rubial

0
1833

Na última crônica, narro meu encontro absolutamente casual com Sadao Watanabe, grande saxofonista reconhecido internacionalmente. E já dava uma pista sobre o que falaria esse próximo texto: a música DISPARADA. Será que meus parcos e fiéis leitores ainda se lembram?

Aos fatos.

Em 1959 fui estudar no Colégio Paes Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Avenida Paulista. Fiquei por lá até 1965 quando prestei vestibular para a Faculdade de Direito, tendo sido aprovado no Mackenzie.

Foi um período muito legal, pois a Rua Augusta começava a despontar como local de badalação para a juventude da época. Foi nesse momento, por exemplo, que surgiram os Beatles.

No Paes Leme fiz amizade com muitas pessoas que hoje destacam-se em várias atividades profissionais. Umas das mais queridas é a Suely Miranda, que eu chamo de Suca. Somos amigos até hoje.

Nessa época, a Suca tinha amizade com o Jair Rodrigues.

Num determinado dia, chega pra mim e fala:

–Preciso de companhia para assistir ao ensaio do Jair. Será uma das músicas que ele vai apresentar no Festival da Record. Topas?

Topado, claro. Na época eu estudava de manhã e, portanto, tinha a tarde livre. Emprego era muito difícil, principalmente meio período.

No dia combinado fomos até o apartamento do Jair, que morava na Rua Aurora, quase esquina da Praça Júlio Mesquita. Era um treme-treme, como se usava dizer naquela época. Uma enorrrmmmeee quitinete de uns…15m².

Lá chegando, fomos recebidos pelo Jair, acompanhado sabem de quem? Do Trio Marayá.

Papo vai, papo vem e o que iria rolar? O primeiro ensaio do Jair com o Trio. Mas qual música? Nada mais nada menos que…a eterna DISPARADA.

Amigos, foi arrebatador. Quando fomos embora, comentei com a Suca: Não tem erro, é Disparada na cabeça!

O resto, todos sabem.

No festival daquele ano, 1966, Disparada conquistou o 1º lugar junto com A Banda do Chico Buarque. Segundo Zuza Homem de Mello, a decisão de colocar Disparada e A Banda no primeiro lugar foi tomada, principalmente, após pressão do Chico, que achava Disparada uma música fantástica.

E, para este velho cronista, resta a glória de ter sido, junto com a amiga Suca, uma privilegiada testemunha de um momento tão importante da nossa história.

Mais coincidências? Hummm…vou pensar.

Me aguardem!

 

DICA DE BOTECO

ACADEMIA DA GULA

Rua Caravelas, 374 – Vila Mariana.

Tel.: (11) 5572-2571

Restaurante/Boteco comandado pela proprietária D. Rosa e sua filha Daniela. Tudo muito bom, mas meus preferidos são: Linguiça no álcool, Punheta de bacalhau – uma saladinha deliciosa – e moelas de galinha, refogadas com pimenta biquinho, salsinha, etc., etc., etc.

Degustem, não percam tempo!

 

FRASE DE BOTECO

“Constituição Brasileira.

Artigo único:

Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara. ”

Capistrano de Abreu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

3 × 2 =