BOTEQUINS QUERIDOS: COMO TUDO COMEÇOU. por Mário Rubial

7
2067

Sampa, 1960.

Morava na Rua Peixoto Gomide, há um quarteirão da Rua Augusta.

Época maravilhosa. Violência? Quase nada. Éramos livres e seguros. Brigas, só na mão. Futebol de várzea, bailinhos na casa de algum amigo, missa aos domingos, enfim, mundo quase perfeito.

Nossa turma era enorme, como todas as da época.

Primeiras paqueras e os drinques da moda. Sim, eu disse “drinques”, que era assim que se falava. Cuba Libre, Gim Tônica, Hi-Fi e o velho e bom Samba (coca-cola com cachaça) bem baratinho, mas que era tomado para “dar coragem”…

Minha primeira experiência com bebida alcoólica foi com o Paulinho Candeloro. Meu amigo até hoje. Foi ele quem me “induziu” a tomar o primeiro chope. E sabem onde? No Longchamp!

Era uma lanchonete fundada pelo “seu” Mário, um italiano simpático que ostentava numa das paredes uma foto dele com o cantor Luciano Tajoli, famoso na década de 1950/60, também italiano.

Depois dessa experiência, passei a frequentar o bar Violeta com toda a nossa turma. Fica na Rua Augusta com a Rua Matias Aires. Está lá até hoje e abriga, anualmente, as reuniões dos remanescentes. Tudo comandado pelo Latorre que, felizmente, dedica seu precioso tempo a essa nobre iniciativa.

Os primeiros filmes de rock, com o Bill Haley e seus cometas? Era no Cine Picolino; o primeiro do Elvis? No Majestic, quase ao lado do Picolino pois, no meio, tinha a primeira lanchonete com “ares americanos”, que vendia hot dog e um sorvete quente chamado hot fudgenut. Claro, só podia ser quente, afinal, hot

Mas por que estou falando tudo isso?

Porque no dia 29 de abril, meu amigo, irmão, companheiro de todas as horas foi embora. Cláudio dos Santos, o Cegonha, o Tinhorão e tantos outros apelidos que eu o chamava.

Foi meu irmão mais velho, que me protegia o tempo todo: no papo, no braço, de todas as maneiras. E fazíamos parte daquela imensa turma.

Moramos juntos. Quando éramos jovens, eu estudava no Colégio Paes Leme e ele trabalhava na Dubar. Às 6h da manhã, começava a gozação: ele me aporrinhava de um lado, falando um monte de asneiras que, ele bem sabia, me irritava, e eu, depois desperto, devolvia. Era uma baita alegria.

Foi uma maravilhosa convivência.

Vida passou, casamos, formamos família e eu, com minha companheira Cristina, somos padrinhos da Ana Paula, primogênita do Cláudio e da Vilma, e por extensão, da Fabiane, a filha mais nova.

Dessa época com o Cláudio, guardo muitas histórias. Conto uma das mais engraçadas.

Cenário: nosso apartamento de solteiro, uma bagunça inacreditável.

O Cláudio saía mais cedo. Enquanto se aprontava, eu ficava encolhidinho na cama, prolongando o sono o mais que pudesse. Só me dava conta que o Cláudio já tinha saído pelo barulho da chave do lado de fora.

Certo dia, eu ainda na cama, mas acordado, prestes a enfrentar outro dia de aulas no Colégio Paes Leme. Ouço, então, o barulho de uma chave, girando lentamente, como para evitar que alguém percebesse.

De canto de olho, vejo o Cláudio entrando no quarto, pé ante pé, esforçando-se para eu não o perceber. Flagro-o de terno, gravata e meias, procurando debaixo da cama, os sapatos. Sim, é isso mesmo.

Meu querido amigo saiu de casa todo vestido, mas sem os sapatos. E só foi perceber uns 500 metros depois, já em frente ao ponto de ônibus que ficava na Rua Augusta.

Zoei o Cláudio com essa história até os últimos dias.

Estamos muito tristes com sua partida. Mas a semente que ele deixou germinará forte através de seus descendentes e amigos.

Descanse irmão.

 

DICA DE BOTECO

Boteco do Murruga

Av. Mascote, 57 – Vila Mascote

Fone – (11) 5563-7161

Das 11hs às 22hs. Fecha aos domingos

Participa do Festival Comida de Boteco.

Vá de Mignonzinho do Murruga. São dez medalhõezinhos de filé mignon enrolados no bacon à milanesa.

Os pastéis são também muito gostosos.

 

 

FRASE DE BOTECO

“Mantenha seus amigos sempre perto e seus inimigos mais perto ainda. ”

Don Corleone, O Poderoso Chefão

7 COMENTÁRIOS

  1. Grande Mário Rubial, gosto muito das suas histórias, um dia ainda cruzo contigo num boteco e vai ser muito legal um grande e saudoso abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

quinze − oito =