Gente Que Fala – 18.03.2020

0
314

O Programa Gente Que Fala desta quarta-feira conversou com especialistas da área de SAÚDE, e teve como principais assuntos as questões ligadas à gravidez na adolescência, e também o drama mundial do novo coronavírus.

Os convidados foram:

A ginecologista e obstetra Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de São Paulo;

O ginecologista e obstetra José Maria Soares Jr., chefe do Departamento da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas de São Paulo e

O ginecologista e obstetra Luiz Sakamoto, do Hospital Pérola Byington, membro da Comissão Nacional Especializada de Anticoncepção pela FEBRASGO.

A pauta sobre os temas acima descritos foi apresentada pelo jornalista Mauro Frysman:

SP lança campanha de prevenção contra gravidez na adolescência – O governo de São Paulo lançou no início deste mês a campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”. Organizada pelas secretarias da Justiça e Cidadania, da Educação e da Saúde, a ação consiste em disseminar conteúdos educativos sobre o tema por meio das redes sociais e um concurso de YouTubers para estudantes. As pastas também criaram um site, para agilizar o objetivo da campanha e informar sobre políticas públicas e serviços disponíveis.

Os senhores poderiam nos falar sobre essa campanha, bem como dados preocupantes, tais como aqueles que  mostram que 80% garotas que engravidam ainda novas deixam a escola e que 60% acabam abandonadas, tendo que lidar com a situação sozinhas, além da campanha capitaneada pela ministra Damares Alves, que prega a abstinência sexual?

Também sobre a questão da anticoncepção: vamos falar dos métodos de curta ação, como as pílulas, e de longa duração, como os LACs, implante hormonal, DIU de cobre e DIU hormonal.

Não dá para não falarmos em coronavírus, a pandemia que vem assombrando o mundo inteiro, então, quais os riscos para as gestantes, as lactantes e para os bebês? Além dos cuidados que temos ouvido diariamente para evitar a contaminação, há alguma forma se precaver?

O governo parece ter uma preocupação extra em evitar uma histeria da população. Mas isso não faz com que o problema seja subdimensionado pelas pessoas?

Ontem o Governo Federal publicou duas portarias polêmicas: uma do Ministério da Saúde, autorizando a internação compulsória de infectados; outra do Ministério da Justiça, que prevê multas e prisão de quem não cumprir ordens médicas…

Por fim, qual a opinião dos Srs. sobre a comparação feita ontem pelo presidente entre a gravidez e a pandemia de coronavírus? Disse Jair Bolsonaro: “Vai passar, é como uma gravidez, um dia vai nascer a criança”.

Perdeu o Gente Que Fala de hoje? Assista agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

1 × 3 =