Grupo da USP desenvolve projetos de auxílio aos profissionais de saúde no combate ao coronavírus

0
276

O ARGO, de Inovação em Saúde da Universidade de São Paulo (USP), vem desenvolvendo projetos inéditos de auxílio aos profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos na luta direta contra a pandemia do coronavírus.  Argo na mitologia grega é a embarcação tripulada pelos Argonautas, grupo de heróis filhos de deuses como Atena (deusa da ciência) e Apolo (deus da cura) em busca de um talismã com propriedades mágicas; e o grupo da USP é uma equipe interdisciplinar que usa as quase mágicas ferramentas da ciência no desenvolvimento de projetos de impacto para a saúde no Brasil. Formado por alunos de graduação da Escola Politécnica (POLI), da Faculdade de Medicina (FMUSP), do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o grupo é orientado pelo Professor Arturo Forner-Cordero, da Escola Politécnica. 

Recentemente, associou-se à plataforma AME Digital, a fim de receber doações para viabilizar o avanço de seus projetos. Sobrecarregados, vulneráveis e emocionalmente abalados por conta da pressão nas instituições de saúde, os profissionais que atuam com os pacientes de COVID-19 precisam de toda ajuda para ter condições de realizar um trabalho seguro e de qualidade. Projetos a serem subsidiados:

Estudos para a esterilização e reuso de máscaras PFF2/N95 de proteção, visando contornar a escassez desse EPI para os profissionais de saúde. Projeto coordenado pelo InovaHC (departamento de inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP), em parceria com IPT, Fundacentro, ARGO e patrocinado pelo Fundo Patrimonial Amigos da Poli.  

– Desenvolvimento, junto com o Instituto de Psiquiatria da FMUSP, de um aplicativo voltado a monitorar a saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente do tratamento de pacientes com COVID-19, além de oferecer conteúdo educativo para a prevenção de burnout e problemas de saúde mental.

Doações devem ser feitas através do aplicativo Ame Digital (@useamedigital) com direito ao cashback da plataforma – (link para doação: bit.ly/doe-argo-usp). Doações  alocadas com a urgência necessária, o ARGO seguirá com novos projetos para o  combate à covid-19. Estudo de novos materiais para o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias, bem como equipamentos de proteção para os pesquisadores dos laboratórios da universidade. Em parceria com o Laboratório de Biomecatrônica da POLI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

vinte − quinze =