A VOLTA DA GOMALINA por Mário Rubial

0
104

Lembram do Amigo da Onça, imortal criação de Péricles nas páginas do O Cruzeiro?

Explico para os menores de cinquenta anos: O Cruzeiro era uma revista semanal que chegou a vender mais de 500 mil exemplares na década de 50/60. E o Amigo da Onça, com os cabelos besuntados da tal gomalina, era um cara sacana que adorava colocar as pessoas em má situação. Ou seja, tentou esconder alguma coisa, ele entregava!

E os cantores da época, Chico Alves, Carlos Galhardo, Orlando Silva, todos com os cabelos encharcados de gomalina? Carlos Gardel e Lucho Gatica e mais um monte de cantores e artistas.

Os raros leitores mais novos não sabem o que é gomalina?

Fácil!

Sabem aquele advogado “troca-troca” da família Bolsonaro? Sim, o Wassef! Peraí! O “troca-troca” não é o que vocês estão pensando. E eu só citei o advogado por causa do cabelo empastado de gomalina. Parece um cantor de tango. E porque ele troca de versão a cada dia. Não sei onde vai parar. Tem que ser muito criativo.

Vez por outra vejo rapidamente na TV programas que não gosto. Afinal, como criticar, ou até concordar, se você não vê, não escuta, não lê? Até para mudar de opinião!

Aliás, como dizia Apparício Torelly, o grande Barão de Itararé, só não muda de opinião quem não tem opinião para mudar.

E, entre os programas que não gosto, estão os evangélicos. Acho aquilo um Shopping da Fé. E antes que me ataquem, não fazem nada diferente do que os católicos fizeram a vida toda. Só que eles se atualizaram, usando a mídia eletrônica e técnicas modernas de comunicação, criando um verdadeiro comércio da fé. Em nome de Jesus!

Mas porque menciono os evangélicos, se comecei falando da gomalina?

Aqui as pontas se juntam!

Os pastores da Igreja Universal, aquela do Edir Macedo, são craques em comunicação. A maioria dos pastores – acho que é assim que se denominam – têm, além do sotaque carioca, os cabelos empastados de gomalina.

E todos limpinhos e arrumadinhos.

Contrasta um pouco com o pessoal da  Igreja Mundial do Poder de Deus. Que tem como seu líder evangélico Valdemiro Santiago e se apresenta com um vistoso chapéu de cowboy.

Outro dia levei um susto: zapeando minha TV, deparo com o Valdemiro apresentando não um novo milagre ou benção. Apresentava, com riqueza de detalhes, um colchão de dormir, que tinha o seguinte slogan:

– COLCHÃO SONO QUALITY: UMA DÁDIVA DE DEUS!

É mole?

FRASE DE BOTECO

A fé move montanhas, mas não se esqueça de ficar empurrando enquanto você reza.

MASON COOLEY

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

um × 2 =