TRIBUTO À PROFESSORA CLAUDIA LIMA MARQUES por Ricardo Sayeg

0
128

Ao longo de minha trajetória no Direito, convivo com profissionais exemplares, a maioria deles mulheres, seja na academia, no foro ou no mercado. Elas se mostram mulheres fortes e poderosas, bem sucedidas, senhoras de seu caminho, donas de seu destino. Impossível não respeitá-las, até porque, elas se impõem.

Caiu o mito do sexo frágil. Me parece que o desafio destas profissionais é a dupla jornada, pois muitas delas assumem a carreira e, também, a família, especialmente, na condição de mãe. Sou pai de 4 filhos e vejo como dão trabalho. Enorme o volume de casos de como estas profissionais e mães se desdobram para atender esta dupla jornada.

Na coluna desta semana, estamos a prestar tributo a uma destas mulheres de grande valor, a profissional e mãe, Professora Doutora Claudia Lima Marques, que, no próximo dia 21 de dezembro, será a primeira mulher a tomar posse como Diretora da histórica Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fundada em 1900, um dos polos mais qualificados de ensino jurídico brasileiro; na qual ela se graduou bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais no ano de 1985; e, atualmente, é Professora Titular.

Presidente do Conselho do Instituto do Capitalismo Humanista (ICapH), a Cláudia tem Mestrado pela Universidade de Tübingen (1987), Doutorado (Doctoris Iuris Utriusque, 1996) e Pós-doutorado (2003) pela Universidade de Heidelberg. Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor. Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association, Londres. Membro da Sociedade Latino-americana de Direito Internacional. Diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DBJV, Berlin) e da ILA-Branch Brazil. Ex-Presidente da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP), Asunción e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON). Coordenadora da Revista de Direito do Consumidor (RT). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização. Coordenadora brasileira da Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor (DAAD-CAPES). Professora na Academia de Direito Internacional de Haia em 2009. Árbitra do Mercosul e jurista-colaboradora da SENACON-MJ na OEA e Conferência de Haia.

Não obstante o incrível currículo da Professora por si demonstrar quem ela é, o que chama atenção é o tema das áreas e o modo a que a mesma se dedica, aliado ao fato dela ser, a um só tempo, um profissional grandioso e uma pessoa maravilhosa.  

Respeitadíssima no meio jurídico, ela está entre os mais destacados e competentes juristas do planeta no Direito do Consumidor e na Proteção dos Vulneráveis.

Sem descuidar de ser profissional, a Claudia é do bem, tem coração puro e alma limpa. Bondosa, proba e comprometida. Sempre rodeada pela sua família e amigos, leal à sua missão, não abre mão de direcionar sua energia para se dedicar com vigor a quem precisa de especial proteção, como são os consumidores e os vulneráveis em geral. Não há quem não seja consumidor ou em dado momento não esteja vulnerável. Ninguém vem sem propósito com tanta luz e unção. Existe um plano de Deus para esta mulher. Ela aceitou e honra diariamente este plano épico, diante de sua inigualável dedicação ao consumidor e aos vulneráveis.

Ser elevada a cargos de destaque e comando, no caso dela é natural e até necessário, porque ela tem uma tarefa celestial a cumprir. Devemos todos apoiá-la.  

Parabéns Professora Claudia Lima Marques. Que Deus continue a te abençoar. Siga em frente. O Brasil e, principalmente, os vulneráveis precisam de ti.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

um × 4 =