CARLITO MAIA por Mário Rubial

0
393

Algumas vezes tomo coragem e começo, pela enésima vez, a organizar meus guardados. Imaginem 79 anos de muita papelada, incluindo os recebidos de herança dos pais e avós. Alguns poucos de triste memória mas a maioria de muita alegria.

Achei, por exemplo, algumas anotações e documentos sobre Carlito Maia, importante publicitário da década de 60, com inúmeras contribuições para o segmento.

Várias passagens já havia anotado numa crônica do Blog Gente Que Fala também publicado pelo nosso Fausto Camunha.

Decidi acrescentar mais algumas histórias porque lembrei que ele foi um dos fundadores do PT, partido que na sua origem, tinha – eu disse TINHA – os mais nobres ideais para o Brasil. Mas que nem assim escapou da vigilância precisa do Carlito. Naquela barafunda que criou o partido, tínhamos grandes  empresários, religiosos de importância, políticos de várias correntes e claro, o Lula!

Carlito lá estava e cunhou frases que ainda hoje dizem muito sobre o partido e o país:

– O PT é composto por xiitas e xaatos, xiiques e xuucros, xaaropes e xeeretas.

– Brasil? Fraude explica.

Mas Carlito era também um perspicaz observador. Assim que a televisão começou transmitir a cores, ele de pronto observou:

– Será que haverá vida inteligente nos clubes para aproveitar o novo sistema? Espero que o Palmeiras, tradicionalmente verde, dê maior destaque ao branco. Já imaginaram camisa verde sobre campo verde? Não vai dar certo. E que acontece até hoje!

Também grande sacada quando foi Diretor da TV Globo em São Paulo, lançou uma campanha com o seguinte título:

O CORINTHIANS VAI SER CAMPEÃO: A GLOBO GARANTE!

O pulo do gato: apenas equipes com o nome Corinthians podiam se inscrever. E claro, ao final, o Corinthians foi campeão!

Outra grande ideia do Carlito era quando uma celebridade morria – e que ele não gostava – mandava publicar nas colunas de falecimento dos jornais:

– POR UMA GRAÇA ALCANÇADA.

Morreu aos 78 anos e ainda funcionário da TV Globo. Muito doente e incapacitado para o trabalho, teve sua dignidade preservada pela emissora que manteve uma UTI na casa do Carlito com um ramal interno como se ele ainda estivesse trabalhando. Eu vi, estava lá!

Isso chama-se respeito!

FRASE DE BOTECO

A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.

SYANISLAW PONTE PRETA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

16 − três =