Educação lista 8 lugares para curtir o mês de julho em SP

0
1167

Para aproveitar os dias de descanso em julho, a Secretaria da Educação do Estado preparou uma lista com oito lugares imperdíveis em São Paulo e que merecem uma visita neste mês. Os espaços reúnem opções de diversão, cultura e conhecimento. Outra vantagem é que os alunos da rede estadual têm desconto (de até 50%) ou entrada gratuita. As dicas valem para crianças, jovens e adultos.

A proposta da Secretaria ao organizar as dicas é ampliar o repertório dos estudantes e oferecer, a alguns deles, a chance de visitar pela primeira vez um museu ou instituições culturais. Para isso, cada indicação acompanha uma ficha técnica com o que é o espaço, faixa etária e qual disciplina pode ser explorada. A ideia é que os pais ou responsáveis possam acompanhar também os alunos durante as visitas.

“Muitos espaços em funcionamento na cidade, além da importância histórica, dialogam com as disciplinas abordadas em sala de aula, como a Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia. É uma ótima oportunidade para sair da rotina e conhecer (ou reconhecer) novos ambientes”, explica Ghisleine Trigo, coordenadora da Gestão da Educação Básica.

Língua Portuguesa, Geografia e Ciências

Museu da Imagem e do Som

Um dos espaços culturais da capital mais visitado nos últimos anos, o MIS realiza exposições com foco em cinema, fotografia, vídeo, música, teatro e dança. Em janeiro, quase 400 mil pessoas conferiram o especial com acervo do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço:  Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

 

História e Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Machado de Assis, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa e Oswald de Andrade foram alguns dos escritores que já receberam homenagens, em forma de exposição, do Museu. No prédio, ao lado da centenária Estação da Luz, a língua é a atração principal. O espaço também é conhecido pelo uso da tecnologia e interatividade das salas.

 

Faixa etária: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio

Endereço:  Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo

 

Educação Física e História

Museu do Futebol

O Brasil é o país do futebol. Por isso, nada mais justo do que um espaço inteiro dedicado ao esporte. Inaugurado em 2006, no Estádio do Pacaembu, o museu reúne em 15 ambientes um imenso acervo de fotos, vídeos e áudios. A sala dos “Anjos Barrocos” é dedicada aos craques de hoje e do passado.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo

 

Língua Portuguesa e Artes

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Durante todo o mês de julho, além das exposições permanentes, a Biblioteca organizou atividades em comemoração aos 150 anos do livro mais famoso de Lewis Carroll: “Alice no País das Maravilhas”. A lista inclui oficinas de pintura, de contação de história e caça ao tesouro.

Faixa etária: Ensino Fundamental I

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros – São Paulo

 

Artes

Sala São Paulo

Há mais de uma década, a Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado. Localizado no coração do centro da capital, o espaço promove concertos de música erudita e clássica e recebe, ao longo do ano, renomados músicos do Brasil e de outros países.

Faixa etária: Ensino Médio

Endereço: Praça Júlio Prestes, s/ nº – Luz – São Paulo

 

Ciências e Matemática

Catavento Cultural

A Ciência a experimentação são destaques no Catavento. Dividido em 4 estações – Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o museu abriga 250 instalações. Boa parte do acervo é interativo e de fácil acesso para crianças e jovens.

Faixa etária: Ensino Fundamental I

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II – São Paulo

 

História e Geografia

Museu Afro Brasil

A cultura afro-brasileira está representada em mais de cinco mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. As peças  abordam  diversos aspectos como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. O espaço mantém uma biblioteca referência para estudos sobre o tráfico atlântico e a abolição.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço: R. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo

 

História, Geografia e Artes

Museu da Imigração

Ao longo de quase um século, mais de 2,5 milhões de pessoas passaram pela antiga Hospedaria do Brás. Hoje, transformado em museu, o local conserva a história daqueles que chegaram ao Brasil. São objetos, cartas e depoimentos de imigrantes e descendentes de 70 diferentes nacionalidades.

Faixa etária: Ensino Médio

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

15 − quatro =