PAPO DE BOTEQUIM por Mário Rubial

9
2974

No dia 12 de dezembro de 1976, Internacional e Corinthians decidiram o título do Campeonato Brasileiro no Beira-Rio. Havia uma chance real do timão levar a taça, pois vinha muito embalado. A Editora Abril que publicava a revista Placar, resolveu apostar na vitória do alvinegro e imprimiu, antes do jogo, uma revista-poster contando a “grande vitória do Corinthians e a conquista do Campeonato”. Milhares de exemplares. Só que esqueceram de combinar com o Inter, que venceu por 2 X 0. Resultado: encalhe total!

Segue a vida.

Nessa época eu trabalhava na Abril, e na segunda-feira, após o fatídico jogo, fui à Divisão Gráfica para uma reunião. E passei próximo ao portão de expedição onde se acumulavam milhares de revistas, sobras de papel e, todos os exemplares da tal revista-poster que seriam trituradas e vendidas como aparas. Não pensei duas vezes: peguei 2 exemplares e levei como recordação.

Alguns anos mais tarde, estou no Vilas Erich, tradicional restaurante da Chácara Santo Antonio, tomando o ótimo chopp dos finais de tarde. E acompanhado dos amigos de sempre,  especializadíssimos em todos os assuntos do universo, principalmente futebol. E começa a discussão para saber quem havia vencido mais Campeonatos Brasileiros até aquela data. Opinião daqui, opinião dali e alguém lembrou que o Corinthians jamais havia levantado a taça de campeão nessa modalidade. Pimba! Caiu minha ficha. Lembrei daqueles exemplares da Placar que contavam a fantástica “vitória” do timão, no campeonato de 1976.

Tomei a palavra e com toda a segurança do mundo afirmei: o Corinthians foi, sim, Campeão Brasileiro de 1976! Em cima do Inter. E no Beira-Rio! Apupos, gozações, desafios e eu peitei: aposto qualquer coisa e provo!

Todos duvidaram, claro. Pedi licença e fui até minha casa que ficava bem perto do Vilas Erich. Voltei em 5 minutos com um exemplar da Placar. Estupefação geral!

-Não é possível, sou corintiano e jurava que não havia ganho, dizia um.

-Aí tem sacanagem, dizia outro.

E o bate-boca foi geral. O conflito de opiniões durou quase uma 1 hora até que eu, com toda a cara de pau do mundo, revelei a safadeza. Felizmente não apanhei pois estava entre amigos e a gargalhada foi deliciosa.

Até hoje, o Nilo, o mais antigo funcionário do restaurante, lembra com muito humor o inusitado episódio.

Se duvidarem, apareçam lá no Vilas Erich e perguntem para o Nilo. E aproveitem para experimentar os deliciosos pratos da culinária alemã, além da tradicional feijoada e da grande variedade de filés.

Fica na Rua Fernandes Moreira, 366.

Chácara Santo Antonio

São Paulo

Telefone-5182-2491

 

Frase de boteco

“Houve uma mulher que me levou à bebida. E eu nunca tive a gentileza de agradecê-la.” (W.C. Fields)

Mário Rubial é Jornalista e escritor

9 COMENTÁRIOS

  1. Crônica com a marca registrada do Mário Rubial: elegância do estilo, refinado senso de humor, e a rara capacidade de contar um caso prendendo a atenção do leitor logo nas primeiras linhas.

  2. Texto com a marca registrada do Mário Rubial: a associação de elegância de estilo, senso de humor e capacidade de contar um caso prendendo a atenção do leitor logo nas primeiras linhas.

  3. Querido irmão Marinho Parabéns pelo seu artigo noticiado nesse maravilhoso programa radiofônico e jornalistico Gente que Fala , e VC disse muito bem contando fatos ocorridos em sua vida ao convidar o famoso jornalista Jaguar para um almoço em um restaurante muito bom nossa cidade , bem como não poderia de ser , se deliciarem de se desgustarem do delicioso shopp do Bar do Léo , do qual o Jaguar se tornou um habitus , em nossa cidade. Continue a escrever sempre , para nos deliciarmos com suas aventuras maravilhosas ocorridas em sua vida profissional e pessoal. Parabéns .bjs. Claudio.

  4. Marinho, irmão e cronista, não sei qual é o melhor. E, depois que ele afirmou, não há mais dúvidas: o Corinthians foi, sim senhor, campeão brasileiro de 1976.

  5. Grande Marinho! Vilas Erich lugar onde ia com meu querido Pai e depois com meus filhos que por sinal a minha filha e torcedora do corinthias por influência do Renato um dos proprietários da casa.

  6. Grande Marinho! Vilas Erich muitas historias de muitos pescadores como meu Falecido pai e seus amigos , depois de meus filhos que cresceram frequentando o mesmo,inclusive minha filha Gabriela virou torcedora do Corinthians devida a forte influencia do Renato um dos proprietários da casa,que por sinal tentou fazer o mesmo com meu filho , mais este não conseguiu porque fiz uma marcação mais cerrada,e o Palmeiras melhorou.
    kkkkkkk

  7. Marinho. Parabéns pela coluna. Ótima a história do Vilas Erich, dentre outras não menos interessantes. Minha esposa e eu freqüentamos muito. O Nilo, que vc cita à atende desde que ela tinha 8 anos de idade. Grande abraço. Até sexta quando certamente “molharemos as palavras” à partir das 18 hs.kkkkkkkkk Maurinho.’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

quatro × três =