Número de alunos de origem haitiana cresce 14 vezes nas escolas estaduais de SP

0
1237

A rede estadual de ensino de São Paulo fechou o primeiro semestre com a presença de 127 alunos de origem haitiana. O número é 14 vezes maior do que o registrado há dois anos, quando não passava de 9. Boa parte está matriculada em unidades da região central da capital e na zona leste. Além do Haiti, a Secretaria da Educação do Estado também recebe crianças e jovens de outras 90 nacionalidades. Juntos eles somam cerca de 8 mil estudantes. O cadastro de novos alunos, incluindo estrangeiros, para o segundo semestre já está aberto. Levantamento feito pela Secretaria revelou que o país com o maior número de representantes é a Bolívia, seguido por Japão e Paraguai. Nos últimos anos, porém, as escolas passaram a receber alunos de regiões de conflito ou tensão social. São estudantes vindos de regiões da África e Oriente Médio, como Angola, Síria, Congo, Palestina e Israel.
Em São Paulo, eles frequentam classes do Ensino Fundamental e Médio e contam ao longo de todo o período letivo de apoio pedagógico de professores e diretores. A Secretaria também mantém um Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), criado para definir diretrizes de recepção e adaptação destes alunos. Entre as crianças, a integração de brasileiros e estrangeiros geralmente começa já no pátio na hora das brincadeiras ou na contação de histórias. “O cadastro para o segundo semestre já está aberto e pode ser feito em qualquer unidade de ensino. Basta o responsável apresentar um documento válido de identidade, como o passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Caso o aluno não tenha em mãos o histórico escolar, uma avaliação é aplicada para definir a etapa correta”, explica Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Matrículas da Secretaria.

Aulas retornam em agosto

As aulas do segundo semestre letivo de 2015 começam no próximo dia 3 de agosto. A data faz parte do calendário oficial da rede e foi divulgada no Diário Oficial do Estado e em todas 91 Diretorias de Ensino no início do ano.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

dois × 3 =